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Ano novo, metas novas!
Meta é tudo!

Meta é tudo!

Ano novo, metas novas!

Toda empresa, ao iniciar um novo ano, sempre prepara um plano de metas, que aproveita os desafios e oportunidades que este ciclo apresenta para o seu negócio – você quer vender mais? Se reposicionar no mercado? Ampliar o público-alvo da empresa? Para alcançar esses resultados, é necessário um planejamento que envolva todos os setores do negócio.

No entanto, se você ainda não começou a planejar os seus objetivos em 2018 (ou nunca parou para pensar com calma sobre o assunto), pense no plano de metas como a página inicial de um site, com diversos comandos e apresentações que podem te guiar para o objetivo desejado.

 

Fale conosco (ou consigo) – identifique os pontos fortes e fracos de sua empresa!

Antes de definir quais são as metas para a sua empresa, é necessário uma autoanálise para compreender os pontos fortes (strenghts) e fracos (weaknesses) do seu negócio – o que deve ser melhorado – pouco treinamento dos funcionários, desorganização interna, área tecnológica defasada; e o que já está consolidado – reputação, boa relação com o público, sempre estar atento às novidades do mercado, bom ambiente interno.

Além da análise interna, é importante avaliar como está a empresa em relação à concorrência ou ao contexto social, politico e econômico. Assim, são verificadas as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) para seu negócio. As primeiras se referem a como você pode crescer ainda mais dentro do setor, diagnosticando novas tendências, observando as possibilidades trazidas por alguma mudança política ou uma tecnologia que acabou de ser lançada. Já as ameaças dizem respeito ao que sua empresa pode sofrer com alguma alteração no momento político, ou uma mudança trazida pela concorrência ou pela expansão da tecnologia que pode afetar o seu produto ou serviço.

Trata-se da Análise SWOT, ferramenta muito utilizada por grandes empresas e que você pode inserir na sua, para avaliar riscos e aumentar as chances de sucesso do seu negócio não apenas para 2018, mas para os próximos anos.

 

O mapa do site (ou do caminho a seguir) – defina missão, valores e visão

Missão é basicamente a identidade da empresa. É o motivo da empresa existir, porque ela foi criada. Esse elemento não muda, é intrínseco à empresa e será a base para o seu negócio e todos que trabalham nele.

Já a visão é a aspiração da sua empresa para o futuro, o que ela deseja alcançar. Neste caso, esse objetivo pode mudar, porque a visão de uma empresa é sempre pensada para um período de tempo específico, e a depender da situação do seu negócio, você pode ter objetivos distintos.

E os valores são os princípios que vão nortear o seu trabalho e o de todos os funcionários da empresa. É “por onde” a empresa vai seguir para atingir o seu objetivo (a sua visão) – e evidentemente, os valores devem fazer parte do DNA do seu negócio.

A inclusão de missão, valores e visão da empresa não é apenas um texto no “Quem Somos” do seu site – é o caminho a ser seguido por você e sua equipe no cumprimento das metas para o novo ano. É definir o que a empresa deseja para si mesma e de que forma ela deseja cumprir os seus objetivos, respeitando sua identidade e princípios.

 

Preencha o formulário – seja objetivo no seu objetivo

Defina os objetivos de sua empresa de forma clara e objetiva. Todos na empresa devem ter conhecimento e entender a complexidade de todas as atividades.

Não defina metas irrealizáveis ou fáceis demais. Você deve definir metas que sejam atingíveis e que tenham um nível de dificuldade que traga aprendizado para você e os funcionários da empresa. E não crie metas pensando em intuição ou “eu acho que”. Tudo que for definido deve ter uma pesquisa e planejamento anterior. Isso traz ainda mais clareza e objetividade na compreensão e execução por parte dos funcionários.

E não se esqueça: as metas definidas, não importa quais sejam, tem consequências. Então, avalie bem o que você deseja realmente para a sua empresa, porque os resultados podem ter um lado positivo e negativo – como tudo na vida; e no planejamento, todas as possibilidades devem ser apresentadas.

 

Call to action! Hora da ação – como cumprir as metas?

Com tudo planejado, avaliado, os funcionários bem informados e conscientes do que devem fazer no período, qual será o próximo passo? Hora de colocar a mão na massa e realizar as tarefas necessárias para cumprir a meta!

Durante a execução, você deve acompanhar o cumprimento das atividades verificando os resultados por meio de relatórios, estatísticas e reuniões – tudo depende do tempo em que você pretende realizar as tarefas (porque elas podem ser de médio ou longo prazo). Mas no geral, o acompanhamento e os primeiros resultados são importantes para avaliar e qualificar as atividades, definir possíveis correções e redirecionar as diretrizes. Também é interessante verificar se as tarefas estão sendo feitas dentro do período estabelecido; ou se os prazos definidos na verdade deveriam ser maiores ou menores e aquele cronograma inicial precisa ser refeito.

O importante é estar sempre de olho e acompanhando a produção e resultados, para que no final do ano, o que você objetivou agora em Janeiro seja cumprido e bem sucedido. E não se esqueça: a empresa deve estar envolvida e comprar o desafio!

 

Por isso, mãos à obra que meta é tudo em 2018!

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